Depoimentos

10 jun 0
#OrgulhoDeSerUnopar

Postado por Admin em terça-feira, 10 de junho de 2014
0 Comentário(s)

Por Vinícius Junqueira Motta

Porque você escolheu a Unopar?
Primeiramente pela qualidade do ensino oferecida pela instituição. Trabalhei no polo de LEM (Gacea) nos anos de 2005 e 2006 e voltei agora em 2013. Já conhecia a seriedade com que a Unopar tratava a educação anteriormente e pude comprovar que continua tratando da mesma maneira. Também pela disponibilidade de estudar no meu próprio tempo, o modelo de pós-graduação a distância da Unopar permite que eu monte minha agenda de estudos de maneira que eu possa conciliar perfeitamente com o meu trabalho e demais afazeres diários. 

Como surgiu a necessidade/vontade de fazer pós-graduação?
Eu junho deste ano eu terminei minha graduação em Belo Horizonte, em Relações Internacionais, onde estudei muitas matérias de ciência política e políticas públicas, tema pelo qual eu me interessei bastante. Sendo assim, quando voltei a Luís Eduardo Magalhães eu queria continuar estudando algo na área e pesquisando eu vi que a Unopar oferecia um MBA em Gestão Pública. Logo me inscrevi e comecei a cursar.
Outro motivo foi o de nunca ter tido vontade de parar de estudar. Às vezes nós nos cansamos, queremos dar um tempo, principalmente depois de terminar uma graduação ou uma pós. Mas ao mesmo tempo eu acredito que quem se permite muitos descansos acaba ficando preguiçoso, e no caso dos estudos acaba tendo muita dificuldade pra voltar, então não quis ficar mais do que dois meses parado depois de terminada a minha graduação.
Também pesou, é claro, o fato do mercado hoje estar cada vez mais exigente. Acho que qualquer curso de qualidade que tenhamos a oportunidade de fazer é mais do que bem-vindo, e se tratando de uma pós-graduação em uma grande instituição de ensino, é mais bem-vindo ainda!

Como você avalia a estrutura física, professores, tutores e qualidade das aulas?
Quem acompanhou o crescimento do polo da Unopar/GACEA de Luís Eduardo sabe que a preocupação com a estrutura física é um pensamento constante dos diretores daqui. Cada uma das mudanças que o GACEA realizou foi para um lugar melhor e mais estruturado que o anterior e a próxima mudança, que ocorrerá ainda no mês de dezembro, será a realização de um sonho da direção, pois sei que eles sempre quiseram um lugar onde pudessem realizar todas as atividades que os alunos necessitam. E lá, finalmente, poderemos realizar tudo que precisamos sem sair da universidade. Claro que algumas saídas são sempre importantes do ponto de vista da aprendizagem dos alunos, mas a estrutura não deixará nada a desejar.Quanto à qualificação dos professores podemos dizer que é a melhor possível. A Unopar sempre busca professores mais do que qualificados pra qualquer disciplina que tenha que ser ministrada, e quando as disciplinas não são de áreas especificas dos cursos, os professores possuem conhecimento tanto da disciplina quanto do curso em que estão ministrando as aulas. Os tutores também são muito qualificados. A direção do polo se preocupa muito com quem está em contato direto com seus estudantes. Todos são, no mínimo, pós-graduados ou pós-graduandos e com um conhecimento bastante grande na área do curso que estão trabalhando.

Como são as aulas?
As aulas da pós-graduação não são similares as da graduação, pois enquanto os alunos da graduação possuem, semanalmente, aulas presenciais através de videoconferências em tempo real, os alunos da pós possuem aulas completamente virtuais, em que podem e devem acompanhar dentro do período de tempo estabelecido para cada disciplina. Isso permite que o pós-graduando tenha uma capacidade de montar melhor seu horário de estudos, mais ainda que o aluno da graduação, que já possuí uma grade bem flexível.

Como está sendo a experiência de cursar uma pós-graduação à distância? Você fez a graduação presencial, então consegue analisar as diferenças entre as duas modalidades de ensino.
É bem diferente mesmo cursar uma pós à distância, mas acho que pra um aluno de pós, mesmo pros que cursaram uma graduação presencial como eu, o fato de já possuirmos uma bagagem teórica e, boa parte das vezes, uma bagagem empírica maior do que os alunos que estão iniciando a graduação essa diferença não é muito prejudicial. Pelo contrário, ao cursarmos uma pós à distância estamos mais livres, mas também temos mais responsabilidades, não temos mais nossos professores no dia a dia para nos auxiliar, e isso é importante. Muitos alunos saem da graduação após terem realizado grandes pesquisas, uma grande monografia ou algo similar, mas sempre apoiados em professores que estavam ali a todo o momento.Na pós à distância você ainda tem os professores para tirarem suas dúvidas, mas ao mesmo tempo a falta de contato presencial com eles faz com que você corra mais atrás das suas coisas por conta própria.

Como você consegue conciliar os estudos com os afazeres diários?
Nenhuma graduação ou pós-graduação que você vier a fazer vai ser simples ou fácil, não numa instituição séria como a Unopar. Ninguém conseguirá fazer um curso de qualidade sem sacrificar algum tempo que seria dedicado a uma atividade de lazer ou algo do tipo. Contudo, a flexibilidade que a pós a distância da ao aluno permite que qualquer tempo que ele tenha possa ser usado pra isso, em qualquer dia da semana depois de terminados todos os afazeres. Sinceramente eu não tenho um horário programado de estudos, mas sempre estou me forçando a abrir minha área restrita nos momentos onde não estou fazendo nada produtivo e estudo, realizo minhas atividades, participo dos fóruns e toda semana dedico algumas horas aos meus estudos.

Voltar